Felicidade é um estado de espírito que acontece somente no presente, neste momento, aqui e agora.
Poucas pessoas conseguem compreender, entender o que é felicidade, isso ocorre em função do conhecimento. O conhecimento neste caso é um vilão, porque você jamais vai entender o que é felicidade através do seu conhecimento. Nós aprendemos que felicidade é algo a ser conquistado e isso tem haver com coisas, sentimentos. Sim, há um pequeno flash de felicidade nisso, ou seja, nas coisas materiais e nos sentimentos, mas são sóflashs, posso arriscar dizer que são felicidades ilusórias.
Para entender o que é felicidade você precisa ser inteligente, tem que enxergar. Quando digo que tem que ser inteligente, não estou dizendo que esta inteligência está ligada ao quanto de conhecimento você possui. Esta inteligência é maior, é enxergar com seu Ser, ver além da cortina, estar presente, perceber o que é a felicidade.
Quando uma pessoa diz “Eu sou feliz” ela está completamente inconsciente, pois ela não tem a menor ideia do que está dizendo. Posso afirmar que é impossível ser feliz. Somente uma pessoa consciente consegue enxergar isso, por este motivo à felicidade está ligada a inteligência. Um ignorante, ou seja, uma pessoa inconsciente não consegue enxergar isso e muito menos entender, quem dirá sentir a felicidade.
O ignorante pode conhecer tudo sobre a vida, mas não entende, é neste sentido que cito sobre o ignorante, ele conhece, mas não entende, ele teve um lampejo de felicidade, mas não consegue mantê-la. Por que será que a criança consegue estar feliz na maior parte do tempo enquanto está acordada?
Nós somos todos ignorantes até que o entendimento comece a florescer em você. Você consegue ser feliz amanhã? Claro que não, então como pode dizer a frase “Eu sou feliz”? Quer dizer que você é feliz amanhã também? Isso eu chamo de inconsciência, pois não existe possibilidade, é loucura, insanidade. Não tem como você ser feliz e sim como estar feliz, o verbo ser e estar tem que ser usado corretamente senão cria-se muita confusão psicológica. Eu só consigo estar feliz, é um estado de espírito do momento presente, agora, não consigo ser feliz. Quanto mais estiver presente no seu dia-a-dia, mais a felicidade é presente, pois ela já existe em nós, não é algo a ser conquistado e sim é uma condição a ser percebida.
Marcio Zanardo, escritor e autor do livro Arte do Despertar.

Muito obrigado Arielli pela oportunidade e carinho, sou muito grato! Forte abraço.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir