Ha três coisas, entre milhares de outras, que se aprendermos cedo nos auxiliarão a ter uma vida mais “saudável” no sentido mais emocional e vital da palavra. Confesso gentilmente que aprendendo-as, “aprender para não sofrer”, talvez as outras milhares da lista diminuam significativamente outros aprendizados amargos:
1- O sofrimento é SOLIDÁRIO, sim. Esteja em um momento de dor exposta e muita gente estará do seu lado. Nem sempre serão as pessoas que você esperava, às vezes se aproxima nessa hora quem tem mais sensibilidade, empatia, força. Aceite: cada um dá o que sabe dar. Deixe quem quer entrar na sua vida nesse momento tentar confortá-la, a intenção do bem e as orações entram pelos poros.
2- A dor é SOLITÁRIA e nela cabe só o seu abraço, o seu choro, suas lembranças e tudo mais que ninguém consegue avaliar. Dói, mas não se abandone. A vida é assim, e dói em algum momento, pra todo mundo. Quanto antes aprendemos a chorar nossa dor, mais rápido nos curamos de nós mesmos e de nossa autopiedade, que pergunta: por que comigo?
3- O sucesso também é SOLITÁRIO e esse aprendizado talvez seja um dos mais cruéis. Afinal, na dor até que cabe mais dor… mas na felicidade de momentos conquistados, ganhos, sonhados, comprados ou o que quer que seja, não deveria caber a solidão não é mesmo? Isso só no mundo ideal. No mundo real, fazer sucesso dói à vida do outro e, por isso, só de imaginar que você possa ganhar mais dinheiro, casar, ficar mais bonita, viajar para um lugar paradisíaco, viver um amor, ser livre... INCOMODA.
A palavra sucesso vem do latim succedere, que quer dizer mover-se, destacar-se. Pense num zoiogordo, bate na madeira, muita vela pro anjo da guarda. Feita a mandinga protetora! Quando você faz sucesso o grupo critica, óbvio (sem dó nem piedade)... Após a possiblidade do aplauso e o medo da vaia, nem você e nem o grupo serão os mesmos. Olha leitor querido, Impossível desejar o sucesso sem viver a angústia da caminhada, então fique com a angústia boa, aquela que o provoca e que faz você se reinventar e buscar coisas novas para sua vida. O sucesso acontece como consequência de uma coisa que você tem grande paixão em fazer ...
Beijos,
Mara Ferraz.

Comentários
Postar um comentário